quinta-feira, 30 de junho de 2011

A magia não acaba aqi :(


Passaram se  dez anos desde a estréia de  Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas em 2001 e instantaneamente  o filme se tornou um fenômeno mundial, os livros mais vendidos do mundo deram origem a uma das maiores trilogias da história do cinema. E não é pra menos, Harry Potter tem uma legião de fãs que cresceram junto com seus personagens e os acompanham com emoção, e alegria e agora a tristeza no adeus a esse fenômeno de toda uma geração.
Harry Potter sempre foi sinônimo de qualidade em termos cinematográficos, mas pra chegar a beleza dos últimos filmes o bruxinho teve de enfrentar, logo em sua estréia nas telas, a mediocridade de Chris Columbus que adaptou um Harry Potter sem ambição, feito puramente para crianças, por isso é tão mágico e encantador assistir ”A Pedra Filosofal” e ”A Câmara Secreta ” quando se era mais jovem,  mas visto hoje aos olhos mais maduros chega a ser um tanto enfadonho e quase ridículo. Alfonso Cuarón foi quem realmente deu vida a trilogia, mesmo com uma história ruim o  ”O Prisioneiro de Azkaban ” trousse um Harry Potter mais  tenso , engraçado e emocionante, e conseguiu fazer um filme para adultos e crianças. A partir daí a série foi só aumentando a sua  qualidade, Mike Newell dirigiu ”O Cálice de Fogo”, que foi muito aguardado principalmente pela tão esperada aparição de Lord Voldemort em sua forma atual, é nesse filme que a guerra realmente começa, por isso é uma dos mais marcantes da série, o unico lado negativo é que revelou um tal de Robert Pattinson, mas isso é outra história.  Bem, a partir daí David Yates assumiu o cargo de comandar a trilogia até o triste fim, e como todos sabem seus filmes são esplendidos, o nível de tensão criado em o ”Enigma do Príncipe” é de deixar qualquer fã de boca aberta. Assim como a bela fotografia escura, as finalmente atuações dignas da série e o amadurecimento dos personagens principais, que nunca tiveram oportunidade tão grande de provar seus talentos durante a série como agora.
E por tudo isso, Relíquias da Morte Parte 1, tem tudo pra agradar novamente os fãs, com certeza é o melhor Harry Potter até agora. É onde finalmente chegou a hora dos três amigos enfrentarem o mal de verdade, de botar em pratica tudo que aprenderam, ou seja, se virarem sozinhos literalmente.  Alvo Dumbledore se foi, mas mesmo assim nada o impediu que ajudasse Harry de forma discreta. Dumbledore deixou saudades nesse filme, assim como Hogwarts , chega a um momento que durante o filme nem parece que estamos vendo aquele Harry Potter que já conhecemos, onde tudo se passa dentro da escola e nas aulas de magia . Snape também tem pouquíssimo destaque , assim como Gina , que pouco aparece, um ponto negativo. Voldemort ainda está um tanto oculto, mais é totalmente compreensível, este filme marca a série como ”o Harry Potter mais  adulto”, tanto que as crianças iniciadas na série a partir desse filme podem ficar decepcionadas.  Harry Potter , sem Hermione ou Rony ,seria um personagem tão desinteressante que nenhuma magia salvaria a história, por isso os três juntos são um único herói, o trio salvador.  Mas mesmo assim, sem Dumbledore ou Hogwarts o filme é forte o suficiente para te deixar preso na história. Não espere muitas explicações, tudo começa no ponto onde Enigma do Príncipe parou e é só tensão, Harry é atacado a todo o momento, não existe mais lugar seguro e muitas lutas se dão por diante, chega realmente a impressionar, alias os efeitos nunca foram tão bonitos e coloridos, e cenas de ação bem executadas.  A também um gostoso retorno de personagens dos outros filmes, como Dobby, que se mostra novamente um herói.  Aqui os  envolvimentos emocionais se afloram ainda mais, principalmente entre  Harry e Hermione (!!?)  Todos sabem que o destino de Harry já está traçado nos livros, mas como não torcer para que os dois fiquem juntos? É quase impossível. E Rony, que sempre foi o bobão da série , aqui consegue dar espaço pra seu lado mais profundo e finalmente fazendo algo que impressione , tomando agora suas próprias decisões.  Mais também a muito humor, o suficiente para a história não perder o seu contraste frio, melancólico, romântico e triste.  O final, ou o meio, do filme é simplesmente arrebatador, nunca tínhamos visto um nível de tortura e violência tão alto na série, aos que amam a série, preparassem para chorar. O ritmo rápido e por horas lentas te levam a esse final que só faz querer que Junho de 2011 chegue o mais rápido possível. Pode ser um filme muito confuso para os não-fãs, podem odiá-lo, há muitos detalhes ocultos, por isso este Harry Potter será apreciado com muito mais carinhos por aqueles que já conhecem a série de longa data, assim sendo considerada a melhor adaptação da série criada por J.K Rowling. David Yates com certeza foi o melhor diretor que passou pela série, merece todos os méritos assim como a grande produção do filme, provando que a parte 2 tem tudo pra ser um final grandioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário